2.7.06

“Direitos Sociais” no Velho Pacto

Nos dias de hoje, temos vários dispositivos que estabelecem os direitos que cada um possui. Alguns foram estabelecidos mediante acordos internacionais, como os A Carta dos Direitos do Homem, outros mediante Assembléias Constituintes como nossa Constituição.

Observe que, há muito tempo atrás, em uma época de barbárie, ao chamar um povo para si, Deus impôs leis que dispunham como ele deveria ser adorado (os 4 primeiros mandamentos) e leis como deveria ser a convivência social (os 6 últimos mandamentos). Porém para deixar mais claro ainda, e fazer com que tais princípios chegassem ao dia-a-dia, impôs o que nenhum povo tinha: uma verdadeira legislação garantidora de direitos.

Hoje, olhando retrospectivamente, vemos que o povo que peregrinaria no deserto era obrigado a um comportamento “mais civilizado” do que muitos que já possuíam cidades.

 
 

A – Direitos Gerais

1. Direito a igualdade perante a lei:

- Dt 17.18 Também, quando se assentar no trono do seu reino, escreverá para si um traslado desta lei num livro, do que está diante dos levitas sacerdotes. 19 E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o SENHOR, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir. 20 Isto fará para que o seu coração não se eleve sobre os seus irmãos e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; de sorte que prolongue os dias no seu reino, ele e seus filhos no meio de Israel.  

2. Direito à "ordem social":

- Lv 19.3 Cada um respeitará a sua mãe e o seu pai e guardará os meus sábados. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

- Lv 19.32 Diante das cãs te levantarás, e honrarás a presença do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR.

- Lv 20.9 Se um homem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, será morto; amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue cairá sobre ele.

- Dt 21.15 Se um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem aborrece, e uma e outra lhe derem filhos, e o primogênito for da aborrecida, 16 no dia em que fizer herdar a seus filhos aquilo que possuir, não poderá dar a primogenitura ao filho da amada, preferindo-o ao filho da aborrecida, que é o primogênito. 17 Mas ao filho da aborrecida reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto possuir, porquanto aquele é o primogênito do seu vigor; o direito da primogenitura é dele.

18 Se alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedece à voz de seu pai e à de sua mãe e, ainda castigado, não lhes dá ouvidos, 19 seu pai e sua mãe o pegarão, e o levarão aos anciãos da cidade, à sua porta, 20 e lhes dirão: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz, é dissoluto e beberrão. 21 Então, todos os homens da sua cidade o apedrejarão até que morra; assim, eliminarás o mal do meio de ti; todo o Israel ouvirá e temerá.

- Dt 27.16 Maldito aquele que desprezar a seu pai ou a sua mãe.

 
 

3. Direito à segurança:

- Dt 27.18 – Maldito aquele que fizer o cego errar o caminho.


 

4. Direito à presunção de inocência:

- Ex 23.1-3 - Não espalharás notícias falsas, nem darás mão ao ímpio, para seres testemunha maldosa. Não seguirás a multidão para fazeres mal; nem deporás, numa demanda, inclinando-te para a maioria, para torcer o direito. Nem com o pobre serás parcial na sua demanda.

- Dt 19.15-21 - Uma só testemunha não se levantará contra alguém por qualquer iniqüidade ou por qualquer pecado, seja qual for que cometer; pelo depoimento de duas ou três testemunhas, se estabelecerá o fato.

Quando se levantar testemunha falsa contra alguém, para o acusar de algum transvio, então, os dois homens que tiverem a demanda se apresentarão perante o SENHOR, diante dos sacerdotes e dos juízes que houver naqueles dias. Os juízes indagarão bem; se a testemunha for falsa e tiver testemunhado falsamente contra seu irmão, far-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmão; e, assim, exterminarás o mal do meio de ti; para que os que ficarem o ouçam, e temam, e nunca mais tornem a fazer semelhante mal no meio de ti. Não o olharás com piedade: vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé.  

5. Direito à justiça:

- Ex 23.6 Não perverterás o julgamento do teu pobre na sua causa. 7 Da falsa acusação te afastarás; não matarás o inocente e o justo, porque não justificarei o ímpio. 8 Também suborno não aceitarás, porque o suborno cega até o perspicaz e perverte as palavras dos justos.

- Lv 19.15 Não farás injustiça no juízo, nem favorecendo o pobre, nem comprazendo ao grande; com justiça julgarás o teu próximo.

- Dt 1.16 Nesse mesmo tempo, ordenei a vossos juízes, dizendo: ouvi a causa entre vossos irmãos e julgai justamente entre o homem e seu irmão ou o estrangeiro que está com ele. 17 Não sereis parciais no juízo, ouvireis tanto o pequeno como o grande; não temereis a face de ninguém, porque o juízo é de Deus; porém a causa que vos for demasiadamente difícil fareis vir a mim, e eu a ouvirei.

- Dt 10.12 Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, 13 para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?

14 Eis que os céus e os céus dos céus são do SENHOR, teu Deus, a terra e tudo o que nela há. 15 Tão-somente o SENHOR se afeiçoou a teus pais para os amar; a vós outros, descendentes deles, escolheu de todos os povos, como hoje se vê.

16 Circuncidai, pois, o vosso coração e não mais endureçais a vossa cerviz. 17 Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno; 18 que faz justiça ao órfão e à viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e vestes. 19 Amai, pois, o estrangeiro, porque fostes estrangeiros na terra do Egito.

- Dt 16.18 Juízes e oficiais constituirás em todas as tuas cidades que o SENHOR, teu Deus, te der entre as tuas tribos, para que julguem o povo com reto juízo. 19 Não torcerás a justiça, não farás acepção de pessoas, nem tomarás suborno; porquanto o suborno cega os olhos dos sábios e subverte a causa dos justos. 20 A justiça seguirás, somente a justiça, para que vivas e possuas em herança a terra que te dá o SENHOR, teu Deus.

- Dt 17.8 Quando alguma coisa te for difícil demais em juízo, entre caso e caso de homicídio, e de demanda e demanda, e de violência e violência, e outras questões de litígio, então, te levantarás e subirás ao lugar que o SENHOR, teu Deus, escolher. 9 Virás aos levitas sacerdotes e ao juiz que houver naqueles dias; inquirirás, e te anunciarão a sentença do juízo. 10 E farás segundo o mandado da palavra que te anunciarem do lugar que o SENHOR escolher; e terás cuidado de fazer consoante tudo o que te ensinarem. 11 Segundo o mandado da lei que te ensinarem e de acordo com o juízo que te disserem, farás; da sentença que te anunciarem não te desviarás, nem para a direita nem para a esquerda.

12 O homem, pois, que se houver soberbamente, não dando ouvidos ao sacerdote, que está ali para servir ao SENHOR, teu Deus, nem ao juiz, esse morrerá; e eliminarás o mal de Israel, 13 para que todo o povo o ouça, tema e jamais se ensoberbeça. 

6. Direito de não ser aviltado:

- Dt 25.1 Em havendo contenda entre alguns, e vierem a juízo, os juízes os julgarão, justificando ao justo e condenando ao culpado.

2 Se o culpado merecer açoites, o juiz o fará deitar-se e o fará açoitar, na sua presença, com o número de açoites segundo a sua culpa. 3 Quarenta açoites lhe fará dar, não mais; para que, porventura, se lhe fizer dar mais do que estes, teu irmão não fique aviltado aos teus olhos.  

7. Direito ao valor de seu trabalho:

- Dt 15.12 Quando um de teus irmãos, hebreu ou hebréia, te for vendido, seis anos servir-te-á, mas, no sétimo, o despedirás forro. 13 E, quando de ti o despedires forro, não o deixarás ir vazio. 14 Liberalmente, lhe fornecerás do teu rebanho, da tua eira e do teu lagar; daquilo com que o SENHOR, teu Deus, te houver abençoado, lhe darás. 15 Lembrar-te-ás de que foste servo na terra do Egito e de que o SENHOR, teu Deus, te remiu; pelo que, hoje, isso te ordeno.

16 Se, porém, ele te disser: Não sairei de ti; porquanto te ama, a ti e a tua casa, por estar bem contigo, 17 então, tomarás uma sovela e lhe furarás a orelha, na porta, e será para sempre teu servo; e também assim farás à tua serva.

18 Não pareça aos teus olhos duro o despedi-lo forro; pois seis anos te serviu por metade do salário do jornaleiro; assim, o SENHOR, teu Deus, te abençoará em tudo o que fizeres.  

8. Direito a não exploração:

- Ex 22.21 Não afligirás o forasteiro, nem o oprimirás; pois forasteiros fostes na terra do Egito.

22 A nenhuma viúva nem órfão afligireis. 23 Se de algum modo os afligirdes, e eles clamarem a mim, eu lhes ouvirei o clamor; 24 a minha ira se acenderá, e vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas, e vossos filhos, órfãos.

25 Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre que está contigo, não te haverás com ele como credor que impõe juros.

26 Se do teu próximo tomares em penhor a sua veste, lha restituirás antes do pôr-do-sol; 27 porque é com ela que se cobre, é a veste do seu corpo; em que se deitaria? Será, pois, que, quando clamar a mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso.

- Lv 19.14 Não amaldiçoarás o surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR.

- Lv 19.33 Se o estrangeiro peregrinar na vossa terra, não o oprimireis. 34 Como o natural, será entre vós o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-eis como a vós mesmos, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

- Lv 25.35 Se teu irmão empobrecer, e as suas forças decaírem, então, sustentá-lo-ás. Como estrangeiro e peregrino ele viverá contigo. 36 Não receberás dele juros nem ganho; teme, porém, ao teu Deus, para que teu irmão viva contigo. 37 Não lhe darás teu dinheiro com juros, nem lhe darás o teu mantimento por causa de lucro. 38 Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para vos dar a terra de Canaã e para ser o vosso Deus.

 9. Direito ao fruto do trabalho:

- Lv 19.13 Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do jornaleiro não ficará contigo até pela manhã.

- Dt 24.14 Não oprimirás o jornaleiro pobre e necessitado, seja ele teu irmão ou estrangeiro que está na tua terra e na tua cidade. 15 No seu dia, lhe darás o seu salário, antes do pôr-do-sol, porquanto é pobre, e disso depende a sua vida; para que não clame contra ti ao SENHOR, e haja em ti pecado.

 10. Direito de propriedade:

- Dt 22.1 Vendo extraviado o boi ou a ovelha de teu irmão, não te furtarás a eles; restituí-los-ás, sem falta, a teu irmão. 2 Se teu irmão não for teu vizinho ou tu o não conheceres, recolhê-los-ás na tua casa, para que fiquem contigo até que teu irmão os busque, e tu lhos restituas. 3 Assim também farás com o seu jumento e assim farás com as suas vestes; o mesmo farás com toda coisa que se perder de teu irmão, e tu achares; não te poderás furtar a ela.

4 O jumento que é de teu irmão ou o seu boi não verás caído no caminho e a eles te furtarás; sem falta o ajudarás a levantá-lo.

- Dt 25.13 Na tua bolsa, não terás pesos diversos, um grande e um pequeno. 14 Na tua casa, não terás duas sortes de efa, um grande e um pequeno. 15 Terás peso integral e justo, efa integral e justo; para que se prolonguem os teus dias na terra que te dá o SENHOR, teu Deus. 16 Porque é abominação ao SENHOR, teu Deus, todo aquele que pratica tal injustiça.

- Dt 21.33 Se alguém deixar aberta uma cova ou se alguém cavar uma cova e não a tapar, e nela cair boi ou jumento, 34 o dono da cova o pagará, pagará dinheiro ao seu dono, mas o animal morto será seu.

35 Se um boi de um homem ferir o boi de outro, e o boi ferido morrer, venderão o boi vivo e repartirão o valor; e dividirão entre si o boi morto. 36 Mas, se for notório que o boi era já, dantes, chifrador, e o seu dono não o prendeu, certamente, pagará boi por boi; porém o morto será seu.

- Ex 22.1 Se alguém furtar boi ou ovelha e o abater ou vender, por um boi pagará cinco bois, e quatro ovelhas por uma ovelha.

2 Se um ladrão for achado arrombando uma casa e, sendo ferido, morrer, quem o feriu não será culpado do sangue. 3 Se, porém, já havia sol quando tal se deu, quem o feriu será culpado do sangue; neste caso, o ladrão fará restituição total. Se não tiver com que pagar, será vendido por seu furto. 4 Se aquilo que roubou for achado vivo em seu poder, seja boi, jumento ou ovelha, pagará o dobro.

5 Se alguém fizer pastar o seu animal num campo ou numa vinha e o largar para comer em campo de outrem, pagará com o melhor do seu próprio campo e o melhor da sua própria vinha.

6 Se irromper fogo, e pegar nos espinheiros, e destruir as medas de cereais, ou a messe, ou o campo, aquele que acendeu o fogo pagará totalmente o queimado.

7 Se alguém der ao seu próximo dinheiro ou objetos a guardar, e isso for furtado àquele que o recebeu, se for achado o ladrão, este pagará o dobro. 8 Se o ladrão não for achado, então, o dono da casa será levado perante os juízes, a ver se não meteu a mão nos bens do próximo.

9 Em todo negócio frauduloso, seja a respeito de boi, ou de jumento, ou de ovelhas, ou de roupas, ou de qualquer coisa perdida, de que uma das partes diz: Esta é a coisa, a causa de ambas as partes se levará perante os juízes; aquele a quem os juízes condenarem pagará o dobro ao seu próximo.

10 Se alguém der ao seu próximo a guardar jumento, ou boi, ou ovelha, ou outro animal qualquer, e este morrer, ou ficar aleijado, ou for afugentado, sem que ninguém o veja, 11 então, haverá juramento do SENHOR entre ambos, de que não meteu a mão nos bens do seu próximo; o dono aceitará o juramento, e o outro não fará restituição. 12 Porém, se, de fato, lhe for furtado, pagá-lo-á ao seu dono. 13 Se for dilacerado, trá-lo-á em testemunho disso e não pagará o dilacerado.

14 Se alguém pedir emprestado a seu próximo um animal, e este ficar aleijado ou morrer, não estando presente o dono, pagá-lo-á. 15 Se o dono esteve presente, não o pagará; se foi alugado, o preço do aluguel será o pagamento.

 11. Direito à herança:

- Nm 27.8 Falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então, fareis passar a sua herança a sua filha. 9 E, se não tiver filha, então, a sua herança dareis aos irmãos dele. 10 Porém, se não tiver irmãos, dareis a sua herança aos irmãos de seu pai. 11 Se também seu pai não tiver irmãos, dareis a sua herança ao parente mais chegado de sua família, para que a possua; isto aos filhos de Israel será prescrição de direito, como o SENHOR ordenou a Moisés.

 12. Direito ao fruto da terra:

- Ex 23.10 Seis anos semearás a tua terra e recolherás os seus frutos; 11 porém, no sétimo ano, a deixarás descansar e não a cultivarás, para que os pobres do teu povo achem o que comer, e do sobejo comam os animais do campo. Assim farás com a tua vinha e com o teu olival.

- Lv 19.9 Quando também segares a messe da tua terra, o canto do teu campo não segarás totalmente, nem as espigas caídas colherás da tua messe. 10 Não rebuscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

- Dt 14.28 Ao fim de cada três anos, tirarás todos os dízimos do fruto do terceiro ano e os recolherás na tua cidade. 29 Então, virão o levita (pois não tem parte nem herança contigo), o estrangeiro, o órfão e a viúva que estão dentro da tua cidade, e comerão, e se fartarão, para que o SENHOR, teu Deus, te abençoe em todas as obras que as tuas mãos fizerem.

- Dt 24.19 Quando, no teu campo, segares a messe e, nele, esqueceres um feixe de espigas, não voltarás a tomá-lo; para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva será; para que o SENHOR, teu Deus, te abençoe em toda obra das tuas mãos.

20 Quando sacudires a tua oliveira, não voltarás a colher o fruto dos ramos; para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva será.

21 Quando vindimares a tua vinha, não tornarás a rebuscá-la; para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva será o restante. 22 Lembrar-te-ás de que foste escravo na terra do Egito; pelo que te ordeno que faças isso.

 13. Direito ao descanso semanal:

- Ex 23.12 Seis dias farás a tua obra, mas, ao sétimo dia, descansarás; para que descanse o teu boi e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua serva e o forasteiro.

 
 

B – Direitos Específicos

14. Direito da mulher:

- Ex 21.7-11 - Se um homem vender sua filha para ser escrava, esta não lhe sairá como saem os escravos. Se ela não agradar ao seu senhor, que se comprometeu a desposá-la, ele terá de permitir-lhe o resgate; não poderá vendê-la a um povo estranho, pois será isso deslealdade para com ela. Mas, se a casar com seu filho, tratá-la-á como se tratam as filhas. Se ele der ao filho outra mulher, não diminuirá o mantimento da primeira, nem os seus vestidos, nem os seus direitos conjugais. Se não lhe fizer estas três coisas, ela sairá sem retribuição, nem pagamento em dinheiro.

- Ex 21.22 Se homens brigarem, e ferirem mulher grávida, e forem causa de que aborte, porém sem maior dano, aquele que feriu será obrigado a indenizar segundo o que lhe exigir o marido da mulher; e pagará como os juízes lhe determinarem. 23 Mas, se houver dano grave, então, darás vida por vida, 24 olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, 25 queimadura por queimadura, ferimento por ferimento, golpe por golpe.

26 Se alguém ferir o olho do seu escravo ou o olho da sua escrava e o inutilizar, deixá-lo-á ir forro pelo seu olho. 27 E, se com violência fizer cair um dente do seu escravo ou da sua escrava, deixá-lo-á ir forro pelo seu dente.

- Dt 21-10 Quando saíres à peleja contra os teus inimigos, e o SENHOR, teu Deus, os entregar nas tuas mãos, e tu deles levares cativos, 11 e vires entre eles uma mulher formosa, e te afeiçoares a ela, e a quiseres tomar por mulher, 12 então, a levarás para casa, e ela rapará a cabeça, e cortará as unhas, 13 e despirá o vestido do seu cativeiro, e ficará na tua casa, e chorará a seu pai e a sua mãe durante um mês. Depois disto, a tomarás; tu serás seu marido, e ela, tua mulher. 14 E, se não te agradares dela, deixá-la-ás ir à sua própria vontade; porém, de nenhuma sorte, a venderás por dinheiro, nem a tratarás mal, pois a tens humilhado.

- Dt 22.13 Se um homem casar com uma mulher, e, depois de coabitar com ela, a aborrecer, 14 e lhe atribuir atos vergonhosos, e contra ela divulgar má fama, dizendo: Casei com esta mulher e me cheguei a ela, porém não a achei virgem, 15 então, o pai da moça e sua mãe tomarão as provas da virgindade da moça e as levarão aos anciãos da cidade, à porta. 16 O pai da moça dirá aos anciãos: Dei minha filha por mulher a este homem; porém ele a aborreceu; 17 e eis que lhe atribuiu atos vergonhosos, dizendo: Não achei virgem a tua filha; todavia, eis aqui as provas da virgindade de minha filha. E estenderão a roupa dela diante dos anciãos da cidade, 18 os quais tomarão o homem, e o açoitarão, 19 e o condenarão a cem siclos de prata, e o darão ao pai da moça, porquanto divulgou má fama sobre uma virgem de Israel. Ela ficará sendo sua mulher, e ele não poderá mandá-la embora durante a sua vida.

- Dt 24.5 Homem recém-casado não sairá à guerra, nem se lhe imporá qualquer encargo; por um ano ficará livre em casa e promoverá felicidade à mulher que tomou.

15. Direito dos animais:

- Ex 23.5 Se vires prostrado debaixo da sua carga o jumento daquele que te aborrece, não o abandonarás, mas ajudá-lo-ás a erguê-lo.

- Ex 23.10 Seis anos semearás a tua terra e recolherás os seus frutos; 11 porém, no sétimo ano, a deixarás descansar e não a cultivarás, para que os pobres do teu povo achem o que comer, e do sobejo comam os animais do campo. Assim farás com a tua vinha e com o teu olival.

- Dt 25.4 Não atarás a boca ao boi quando debulha.

Os Apóstolos do Senhor

I - Introdução

As Escrituras trazem 4 listas com os nomes dos Apóstolos do Senhor. São: Mateus 10.1-4, Marcos 3.13-19, Lucas 6.12-16 e Atos 1.13.

Cada uma delas apresenta diversas informações sobre esses 12 homens e sobre a escolha deles. Começaremos a analisar os nomes:


 

II - Nomes

1. A lista feita por Mateus, começa com Pedro e cita os nomes em pares:

a. Simão, por sobrenome Pedro, e André, seu irmão;

b. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;

c. Filipe e Bartolomeu;

d. Tomé e Mateus, o publicano;

e. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;

f. Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.

Observe que, quando há parentesco ele revela: Pedro e André eram irmãos. Tiago e João também.

Também quando há possibilidade de confusão ele desfaz: Os Simões: um tem por sobrenome Pedro e o outro é revelado como Zelote. Os Tiagos: um é identificado como filho de Zebedeu e outro como filho de Alfeu.

Informações adicionais são dadas sobre dois deles: Mateus (o próprio escritor): sua profissão: Cobrador de impostos, e Judas: seu feito: traição.

Veja também que há uma indicação de ordem: “2Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro”, que não foi o primeiro a ser chamado, mas, certamente exercia uma espécie de liderança informal entre eles.

2. A lista feita por Marcos, embora não cite os nomes aos pares, também começa com Pedro, e apenas André fica fora da ordem que aparece em Mateus.

a. Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro

b. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer: filhos do trovão;

c. André,

d. Filipe, Bartolomeu,

e. Mateus, Tomé,

f. Tiago, filho de Alfeu, Tadeu,

g. Simão, o Zelote e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.

3. As duas listas feitas por Lucas, que não conviveu com o Senhor e com todos os Apóstolos, apresentam peculiaridades:

3a - A do Evangelho também começa com Pedro e os nomeia em duplas:

a. “Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro, e André, seu irmão;

b. Tiago e João;

c. Filipe e Bartolomeu;

d. Mateus e Tomé;

e. Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote;

f. Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou traidor.

Dos homônimos Judas é dito serem o filho de Tiago (também chamado de Tadeu, ou de “Judas não o escariotes” em Jo 14.22, e pela tradição também chamado de Labeu.

3b - A Lista de Atos é simples e direta. Naturalmente omite o nome de Judas Iscariotes. Porém Pedro continua sendo o primeiro a ser citado, e uma observação apenas é feita: esclarece que o Judas dali era o filho de Tiago:

Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago.


 

Quando colocamos as 4 listas lado a lado, duas coisas se destacam:

1. A existência de 3 grupos

2. O uso de nomes diferentes para a mesma pessoa.

Mateus        Marcos        Lucas            Atos

Pedro            Pedro            Pedro            Pedro

André            Tiago            André            João

Tiago            João            Tiago            Tiago

João            André            João            André


 

Filipe            Filipe            Filipe            Filipe

Bartolomeu        Bartolomeu        Bartolomeu        Tomé

Tomé            Mateus            Mateus            Bartolomeu

Mateus            Tomé            Tomé            Mateus


 

Tiago            Tiago            Tiago            Tiago

Tadeu            Tadeu            Simão Zelote        Simão Zelote

Simão Zelote        Simão Zelote         Judas filho de tiago     Judas filho de Tiago

Judas Iscariotes    Judas Iscariotes    Judas Iscariotes    ?


 

III - Missão

Ainda nos mesmos textos, não devemos deixar de considerar o peso das seguintes declarações:

Em Mateus: Tendo chamado os seus doze discípulos, deu-lhes Jesus autoridade sobre espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e enfermidades.

Deu a eles (deu-lhes) autoridade: 1) sobre espíritos imundos (para os expelir), e 2) para curar toda sorte de doenças e enfermidades

Em Marcos: “Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele. 14Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar 15e a exercer a autoridade de expelir demônios. 16Eis os doze que designou: ...”

1. "Chamou os que ele mesmo quis" - A seleção foi pessoal e de sua exclusiva responsabilidade.

2. "Designou doze ... eis os doze que designou" - Não são 13 ou 11, mas apenas 12.

3. "Designou ... para: 1) Estarem com ele e 2) pregar e exercer autoridade de expelir demônios:

    São missões exclusivas dos 12, que podem ser, em menor grau, exercidas por todos nós. Da mesma forma que não fomos designados para estar fisicamente “com o Senhor”, não temos total autoridade de “expelir demônios”.

Em Lucas

Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. 13E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos:

1. Retirou-se para o monte a fim de orar e passou a noite orando a Deus.

2. Quando amanheceu chamou a si os seus discípulos.

3. E escolheu doze dentre eles (os que ele mesmo quis - como nos informou Marcos) aos quais deu também o nome de apóstolos.


 

IV - O exercício da missão

Sabemos que os 12 apóstolos só receberam as missões que já vimos após algum tempo de aprendizado com o Senhor. Os evangelhos não deixam claro quanto tempo tomou este aprendizado, mas, geralmente, aceita-se que foi de pelo menos de 1 ano e meio.

Sabemos também sobre o que havia de comum entre os 12. Todos eles haviam tido contato com o Senhor desde a época de seu batismo: “Atos 1:21-22 - É necessário, pois, que, dos homens que nos acompanharam todo o tempo que o Senhor Jesus andou entre nós, começando no batismo de João, até ao dia em que dentre nós foi levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição.”

Sabemos também que o convívio, mesmo enquanto o Senhor estava com eles, foi marcado por problemas. Veja alguns:

a. Infantilidade

Marcos 9:33-34 - “... estando ele em casa, interrogou os discípulos: De que é que discorríeis pelo caminho Mas eles guardaram silêncio; porque, pelo caminho, haviam discutido entre si sobre quem era o maior.

b. Falta de fé

Mateus 8:25-26 - Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos! Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança.

c. Excesso de zelo

Mateus 19:13-14 - Trouxeram-lhe, então, algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse; mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.

Lucas 9:52-55 - Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe preparar pousada. Mas não o receberam, porque o aspecto dele era de quem, decisivamente, ia para Jerusalém. Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir? Jesus, porém, voltando-se os repreendeu e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.

d. Covardia

Marcos 14:50 - Então, deixando-o, todos fugiram.

Mas, provavelmente o que mais tenha se destacado (como pano de fundo), foi a incredulidade deles. Por diversas vezes Jesus a censurou. Inclusive antes de lhes ordenar que fossem pelo mundo todo:

Marcos 16:9-20 - Havendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual expelira sete demônios. E, partindo ela, foi anunciá-lo àqueles que, tendo sido companheiros de Jesus, se achavam tristes e choravam. Estes, ouvindo que ele vivia e que fora visto por ela, não acreditaram.

Depois disto, manifestou-se em outra forma a dois deles que estavam de caminho para o campo. E, indo, eles o anunciaram aos demais, mas também a estes dois eles não deram crédito.

Finalmente, apareceu Jesus aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.

De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus. E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.


 

-----

Excurso:

O texto acima apresenta diversas dificuldades, que, pelo menos algumas devem ser examinadas, para que não venhamos a, pela distração demasiada, perder nosso foco principal:


 

1ª - Se a repreensão por falta de fé foi dada apenas aos apóstolos a Grande Comissão também foi dada apenas a eles.

R - De fato a Grande Comissão, em seu sentido próprio foi dada a eles. Hoje pesa- nos a obrigação de cooperadores. Tanto é que os sinais credenciadores de um apóstolo era de exclusividade deles. Pedro disse ao coxo da porta formosa: “o que tenho te dou”.

Hoje oramos e pedimos a Deus que cure alguém ou faça determinado milagre. Eles tinham autoridade em si próprios para fazerem o que precisavam para serem credenciados como apóstolos do Senhor.


 

2ª. A Grande Comissão foi cumprida?

R - Sim e não. Aos olhos do Senhor não há nada que impeça sua volta. Dizer que ele ainda não veio porque o Evangelho não atingiu a todos os povos não é correto. Ele pode voltar a qualquer hora. Sob esse aspecto a Grande Comissão já foi cumprida. Tanto é que o texto diz que eles “tendo partido, pregaram em toda parte”.


 

3ª. Alguns objetam que Cristo os enviou ao "mundo" (kosmo) e eles foram apenas a "toda parte" (pantaxou). Entretanto, se observarmos esta parte do capítulo 16 de Marcos - por sinal, único - teremos de admitir, que a Grande Comissão (com suas prerrogativas foi dada a eles, que as prerrogativas eram "sinais" (portanto credenciadores da autoridade que tinham), e que eles desempenharam o que lhes foi ordenado.

-----


 

Finalmente se nos ativermos aos nomes, teremos:

1. Simão (ouvinte) Pedro (pedra) - Também chamado de Cefas (Pedra em Aramaico ≠ de Kephas: cabeça em grego) - Destacou-se nos primeiros capítulos de Atos: presidiu a escolha de Matias, fez o discurso do dia de Pentecostes, participou da cura do coxo da porta formosa, fez um segundo discurso no templo, foi preso, compareceu diante do sinédrio, foi açoitado, interrogou e condenou Ananias e Safira, foi novamente preso, foi libertado por um anjo, inspecionou o trabalho de Filipe em Samaria, imprecou contra Simão, curou Enéias em Lida, ressuscitou Dorcas, visitou Cornélio, presenciou a descida do Espírito Santo sobre a casa de Cornélio, defendeu-se perante os outros apóstolos do fato de ter ido à casa de Cornélio, foi novamente preso, foi novamente libertado por um anjo.

Recebeu Paulo em Jerusalém reconhecendo seu apostolado, foi repreendido publicamente por Paulo e escreveu 2 cartas.

Tradicionalmente foi morto entre 64 e 67 dC, durante o período em que Nero foi o César de Roma.

2. André (Varonil) - Irmão de Simão Pedro - Não há menção pessoal dele nas Escrituras depois do Pentecostes, e seu nome é mencionado pela última vez na lista dos que elegeram Matias.

Segundo a tradição chegou às ilhas britânicas. Foi morto em uma cruz com a forma de X.

3. Tiago (Jacó: enganador)(filho de Zebedeu) - Pescador, irmão de João (apelidado de Boanerges - filhos do trovão - por Jesus. Morto à espada por Herodes Agripa, logo nos primeiros anos da Igreja.

4. João (filho de Zebedeu) - Pescador filho de Zebedeu, irmão de Tiago, também apelidado por Jesus de Boanerges. Ficou encarregado de cuidar de Maria (a mãe do Senhor), foi companheiro de Pedro nos primeiros dias da Igreja. Participou da cura do coxo da porta formosa, foi preso, compareceu diante do sinédrio, foi açoitado, inspecionou o trabalho de Filipe em Samaria, recebeu Paulo em Jerusalém reconhecendo seu apostolado.

Foi objeto do boato de que não morreria antes da volta de Jesus e era conhecido como o discípulo a quem Jesus amava.

Foi exilado na Ilha de Patmos, onde escreveu o Apocalipse, Escreveu também 3 cartas e o Evangelho.

Tradicionalmente foi o único apóstolo a morrer de velhice.

5. Filipe (amigo de cavalos) - Não há menção pessoal dele nas Escrituras depois do Pentecostes, e seu nome é mencionado pela última vez na lista dos que elegeram Matias.

6. Bartolomeu (filho de Tolmai), também chamado de Natanael (dádiva de Deus) - Não há menção pessoal dele nas Escrituras depois do Pentecostes, e seu nome é mencionado pela última vez na lista dos que elegeram Matias. É conhecido como o único a quem Jesus elogiou: israelita em quem não há dolo.

7. Tomé (gêmeo em aramaico) também conhecido por Dídimo (gêmeo em Grego) - Não há menção pessoal dele nas Escrituras depois do Pentecostes, e seu nome é mencionado pela última vez na lista dos que elegeram Matias.

Passou a história como exemplo de desconfiado, descrente, incrédulo.

8. Mateus (dom de Deus), também chamado de Levi (filho de Lia e Jacó, um dos 12 patriarcas de Israel: o que deu origem a tribo de Levi de onde provinham os sacerdotes e, obviamente, os levitas) - Não há menção pessoal dele nas Escrituras depois do Pentecostes, e seu nome é mencionado pela última vez na lista dos que elegeram Matias.

9. Tiago (filho de Alfeu) - Não há menção pessoal dele nas Escrituras depois do Pentecostes, e seu nome é mencionado pela última vez na lista dos que elegeram Matias.

10. Tadeu, também chamado de Judas (filho de Lia e Jacó um do 12 patriarcas de Israel. O que deu origem a tribo de Judá. Judas ou judá era um nome muito comum. No NT há 6 pessoas com esse nome) - Seu pai era chamado Tiago e não há menção pessoal dele nas Escrituras depois do Pentecostes, e seu nome é mencionado pela última vez na lista dos que elegeram Matias.

11. Simão (Zelote) - Membro de um partido político ultranacionalista que não hesitava em usar armas contra os romanos. chamado em grego de Cananeu) - Não há menção pessoal dele nas Escrituras depois do Pentecostes, e seu nome é mencionado pela última vez na lista dos que elegeram Matias.

12. Judas Iscariotes - O traidor - Nascido em iscar (para alguns menção a sicar: punhais). Enforcou-se em um barranco e caiu partindo-se no mesmo dia que Jesus morreu.


 

V - Síntese final

De 12 Apóstolos sabemos com certeza o que ocorreu a 5:

1. Simão Pedro voltou seu ministério aos Judeus (Gl 2.7).

2. Tiago (filho de Zebedeu) foi morto nos primeiros anos da Igreja.

3. João dedicou-se às igrejas da Ásia escreveu o Apocalipse, 3 cartas e o Evangelho.

4. Mateus escreveu o Evangelho.

5. Judas (Iscariotes) matou-se.

Sobre os demais 7, não temos qualquer informação bíblica. Há muitas referências na tradição cristã, porém algumas são difíceis de serem estabelecidas como verdadeira.

Ficaram em Jerusalém? De Atos 8.1, sabemos que inicialmente sim. Porém quando Paulo faz sua visita registrada na carta que escreveu aos Gálatas diz só ter encontrado “Cefas e João” (Gl 2.9).

Sobre a última vez que Paulo vai à Jerusalém Lucas relata que ele foi recebido por Tiago (que não era Apóstolo) e parece que nenhum deles estava lá, especialmente, face aos tremendos acontecimentos que se sucedem após a visita de Paulo ao templo.

Marcos nos fornece a chave, no mesmo texto em que fala sobre a Grande Comissão: Mc 16:20 E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.


 

Dois assuntos ainda devem ser considerados dentro deste tema.

1° - Se houve apenas 12 Apóstolos, por que outros, além dos 12 já vistos, foram chamados assim também?

R. Nossa tradução mais usada (Edição Revista e Atualizada - 2ª Edição), repete a palavra “apóstolo(s)” 73 vezes. Com as seguintes exceções todos os demais textos referem-se aos que Jesus chamou “nos dias de sua carne” ou a Paulo, que foi chamado depois.

1. Atos 14:14 Porém, ouvindo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgando as suas vestes, saltaram para o meio da multidão, clamando:

2. Gálatas 1:19 e não vi outro dos apóstolos, senão Tiago, o irmão do Senhor

3. I Coríntios 11:5 Porque suponho em nada ter sido inferior a esses tais apóstolos.

4. II Coríntios 11:13 Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo.

5. II Coríntios 12:11 Tenho-me tornado insensato; a isto me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós; porquanto em nada fui inferior a esses tais apóstolos, ainda que nada sou.

6. Hebreus 3:1 Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus,

7. Apocalipse 2:2 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;

Os dois primeiros textos dão-nos a impressão de que Barnabé e Tiago, também eram apóstolo.

Entretanto essa palavra (apóstolo) tinha um sentido corriqueiro: enviado, emissário, etc. Distingue-se apenas pelo fato de que a pessoa que recebe esse encargo possui a autoridade de quem o envia.

Em lato sensu eu poderia dizer que enquanto estou dirigindo, posso perfeitamente ser chamado de motorista. Porém, aquele que exerce essa profissão é "motorista" mesmo que esteja andando a pé.

Do terceiro, quarto e quinto texto, deduzimos que muitos e apresentavam como apóstolos (no último Paulo menciona alguém que ele chama ironicamente de “super-apóstolo” ou “excelente apóstolo”).

Do sexto texto aprendemos que Jesus exerceu o ofício de Apóstolo do Pai.

É muito interessante examinar essa cadeia de autoridade: Cristo Jesus apóstolo do Pai, os doze, apóstolos de Cristo. Só então podemos entender o significado de passagens como:

a. Mateus 10:40 - Quem vos recebe a mim me recebe; e quem me recebe recebe aquele que me enviou.

b. João 13:20 - Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim me recebe; e quem me recebe recebe aquele que me enviou.

Finalmente do sétimo texto aprendemos que o Senhor conhece seus apóstolos e a Igreja não estará livre daqueles que se passam por apóstolos e não são.

2° - Quem substituiu Judas? Matias que foi eleito pela Assembléia, ou Paulo que foi chamado por Cristo.

Não é o caso de nos perdermos em argumentos, especialmente porque se dissermos que foi Matias, então teremos 13 Apóstolos ou chamaremos Paulo de mentiroso. Se dissermos que foi Paulo, no mínimo estaremos dizendo que a Igreja, e os 11 Apóstolos remanescentes, se precipitaram.

Porém, no meu entender, foi isso mesmo que aconteceu. Todos haviam sido chamados por Jesus. Eles deveriam ter esperado por alguém também chamado pelo Senhor. Parece que ficaram tão impressionados com o tamanho da tarefa que tinha pela frente, que rapidamente providenciaram a recomposição da equipe montada por Jesus.

Paulo reivindica ser o substituto de Judas em vários textos. Seus argumentos sempre se baseiam no fato de ter visto Cristo pessoalmente, ter aprendido diretamente com ele, ter recebido o chamado dele (e não de homem algum) e ter seu apostolado confirmado pelos sinais e prodígios.

Vale lembra que em quase todas as cartas escritas por Paulo, há uma auto-identificação como Apóstolo. Até nas cartas pessoais.

Romanos 1:1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

Romanos 11:13 Dirijo-me a vós outros, que sois gentios! Visto, pois, que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério,

1 Coríntios 1:1 Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes,

1 Coríntios 4:9 Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar...

1 Coríntios 9:1-2 Não sou eu, porventura, livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor? Acaso, não sois fruto do meu trabalho no Senhor? Se não sou apóstolo para outrem, certamente, o sou para vós outros; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor.

1 Coríntios 15:7-9 Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo. Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus.

2 Coríntios 1:1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos em toda a Acaia,

Gálatas 1:1 Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos,

Gálatas 1:17 nem subi a Jerusalém para os que já eram apóstolos antes de mim, mas parti para as regiões da Arábia e voltei, outra vez, para Damasco.

Efésios 1:1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus,

Colossenses 1:1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus, e o irmão Timóteo,

1 Timóteo 1:1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança,

1 Timóteo 2:7 Para isto fui designado pregador e apóstolo (afirmo a verdade, não minto), mestre dos gentios na fé e na verdade.

2 Timóteo 1:1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus,

2 Timóteo 1:11 para o qual eu fui designado pregador, apóstolo e mestre

Tito 1:1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade,


 

VI - Conclusão

Qual é a importância de se afirmar que houve apenas 12 apóstolos. É apenas questão de nomenclatura, de sistema de governo, ou de inveja por não possuirmos na IPB tal autoridade?

Absolutamente.

A razão de nos firmarmos em apenas 12 apóstolos é para manter a mesma Igreja fundada por Cristo.

Explico: A Igreja é edificada sobre a autoridade deles. Veja:

Efésios 2:20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;

Se houver outros apóstolos haverá outra Igreja. É simples assim.

A TOTALIDADE da revelação foi dada a eles no convívio com Jesus. Isso não se repete. O que aconteceu posteriormente foi o registro inspirado dessa Revelação recebida.

Efésios 3:5 o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito,

Se tivermos outros apóstolos haverá outra revelação e consequentemente outras doutrinas, outras Regras de Fé e de Prática.

Não brinquemos de Igreja. Somos chamados à varonilidade perfeita e devemos deixar de ser meninos.

Não inventemos coisas como se fossem de Deus. Não aumentemos suas palavras para não sermos achados mentirosos:

Pv 30.6 - 6 Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso.