2.7.06

Os Apóstolos do Senhor

I - Introdução

As Escrituras trazem 4 listas com os nomes dos Apóstolos do Senhor. São: Mateus 10.1-4, Marcos 3.13-19, Lucas 6.12-16 e Atos 1.13.

Cada uma delas apresenta diversas informações sobre esses 12 homens e sobre a escolha deles. Começaremos a analisar os nomes:


 

II - Nomes

1. A lista feita por Mateus, começa com Pedro e cita os nomes em pares:

a. Simão, por sobrenome Pedro, e André, seu irmão;

b. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;

c. Filipe e Bartolomeu;

d. Tomé e Mateus, o publicano;

e. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;

f. Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.

Observe que, quando há parentesco ele revela: Pedro e André eram irmãos. Tiago e João também.

Também quando há possibilidade de confusão ele desfaz: Os Simões: um tem por sobrenome Pedro e o outro é revelado como Zelote. Os Tiagos: um é identificado como filho de Zebedeu e outro como filho de Alfeu.

Informações adicionais são dadas sobre dois deles: Mateus (o próprio escritor): sua profissão: Cobrador de impostos, e Judas: seu feito: traição.

Veja também que há uma indicação de ordem: “2Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro”, que não foi o primeiro a ser chamado, mas, certamente exercia uma espécie de liderança informal entre eles.

2. A lista feita por Marcos, embora não cite os nomes aos pares, também começa com Pedro, e apenas André fica fora da ordem que aparece em Mateus.

a. Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro

b. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer: filhos do trovão;

c. André,

d. Filipe, Bartolomeu,

e. Mateus, Tomé,

f. Tiago, filho de Alfeu, Tadeu,

g. Simão, o Zelote e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.

3. As duas listas feitas por Lucas, que não conviveu com o Senhor e com todos os Apóstolos, apresentam peculiaridades:

3a - A do Evangelho também começa com Pedro e os nomeia em duplas:

a. “Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro, e André, seu irmão;

b. Tiago e João;

c. Filipe e Bartolomeu;

d. Mateus e Tomé;

e. Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote;

f. Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou traidor.

Dos homônimos Judas é dito serem o filho de Tiago (também chamado de Tadeu, ou de “Judas não o escariotes” em Jo 14.22, e pela tradição também chamado de Labeu.

3b - A Lista de Atos é simples e direta. Naturalmente omite o nome de Judas Iscariotes. Porém Pedro continua sendo o primeiro a ser citado, e uma observação apenas é feita: esclarece que o Judas dali era o filho de Tiago:

Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago.


 

Quando colocamos as 4 listas lado a lado, duas coisas se destacam:

1. A existência de 3 grupos

2. O uso de nomes diferentes para a mesma pessoa.

Mateus        Marcos        Lucas            Atos

Pedro            Pedro            Pedro            Pedro

André            Tiago            André            João

Tiago            João            Tiago            Tiago

João            André            João            André


 

Filipe            Filipe            Filipe            Filipe

Bartolomeu        Bartolomeu        Bartolomeu        Tomé

Tomé            Mateus            Mateus            Bartolomeu

Mateus            Tomé            Tomé            Mateus


 

Tiago            Tiago            Tiago            Tiago

Tadeu            Tadeu            Simão Zelote        Simão Zelote

Simão Zelote        Simão Zelote         Judas filho de tiago     Judas filho de Tiago

Judas Iscariotes    Judas Iscariotes    Judas Iscariotes    ?


 

III - Missão

Ainda nos mesmos textos, não devemos deixar de considerar o peso das seguintes declarações:

Em Mateus: Tendo chamado os seus doze discípulos, deu-lhes Jesus autoridade sobre espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e enfermidades.

Deu a eles (deu-lhes) autoridade: 1) sobre espíritos imundos (para os expelir), e 2) para curar toda sorte de doenças e enfermidades

Em Marcos: “Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele. 14Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar 15e a exercer a autoridade de expelir demônios. 16Eis os doze que designou: ...”

1. "Chamou os que ele mesmo quis" - A seleção foi pessoal e de sua exclusiva responsabilidade.

2. "Designou doze ... eis os doze que designou" - Não são 13 ou 11, mas apenas 12.

3. "Designou ... para: 1) Estarem com ele e 2) pregar e exercer autoridade de expelir demônios:

    São missões exclusivas dos 12, que podem ser, em menor grau, exercidas por todos nós. Da mesma forma que não fomos designados para estar fisicamente “com o Senhor”, não temos total autoridade de “expelir demônios”.

Em Lucas

Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. 13E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos:

1. Retirou-se para o monte a fim de orar e passou a noite orando a Deus.

2. Quando amanheceu chamou a si os seus discípulos.

3. E escolheu doze dentre eles (os que ele mesmo quis - como nos informou Marcos) aos quais deu também o nome de apóstolos.


 

IV - O exercício da missão

Sabemos que os 12 apóstolos só receberam as missões que já vimos após algum tempo de aprendizado com o Senhor. Os evangelhos não deixam claro quanto tempo tomou este aprendizado, mas, geralmente, aceita-se que foi de pelo menos de 1 ano e meio.

Sabemos também sobre o que havia de comum entre os 12. Todos eles haviam tido contato com o Senhor desde a época de seu batismo: “Atos 1:21-22 - É necessário, pois, que, dos homens que nos acompanharam todo o tempo que o Senhor Jesus andou entre nós, começando no batismo de João, até ao dia em que dentre nós foi levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição.”

Sabemos também que o convívio, mesmo enquanto o Senhor estava com eles, foi marcado por problemas. Veja alguns:

a. Infantilidade

Marcos 9:33-34 - “... estando ele em casa, interrogou os discípulos: De que é que discorríeis pelo caminho Mas eles guardaram silêncio; porque, pelo caminho, haviam discutido entre si sobre quem era o maior.

b. Falta de fé

Mateus 8:25-26 - Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos! Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança.

c. Excesso de zelo

Mateus 19:13-14 - Trouxeram-lhe, então, algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse; mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.

Lucas 9:52-55 - Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe preparar pousada. Mas não o receberam, porque o aspecto dele era de quem, decisivamente, ia para Jerusalém. Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir? Jesus, porém, voltando-se os repreendeu e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.

d. Covardia

Marcos 14:50 - Então, deixando-o, todos fugiram.

Mas, provavelmente o que mais tenha se destacado (como pano de fundo), foi a incredulidade deles. Por diversas vezes Jesus a censurou. Inclusive antes de lhes ordenar que fossem pelo mundo todo:

Marcos 16:9-20 - Havendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual expelira sete demônios. E, partindo ela, foi anunciá-lo àqueles que, tendo sido companheiros de Jesus, se achavam tristes e choravam. Estes, ouvindo que ele vivia e que fora visto por ela, não acreditaram.

Depois disto, manifestou-se em outra forma a dois deles que estavam de caminho para o campo. E, indo, eles o anunciaram aos demais, mas também a estes dois eles não deram crédito.

Finalmente, apareceu Jesus aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.

De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus. E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.


 

-----

Excurso:

O texto acima apresenta diversas dificuldades, que, pelo menos algumas devem ser examinadas, para que não venhamos a, pela distração demasiada, perder nosso foco principal:


 

1ª - Se a repreensão por falta de fé foi dada apenas aos apóstolos a Grande Comissão também foi dada apenas a eles.

R - De fato a Grande Comissão, em seu sentido próprio foi dada a eles. Hoje pesa- nos a obrigação de cooperadores. Tanto é que os sinais credenciadores de um apóstolo era de exclusividade deles. Pedro disse ao coxo da porta formosa: “o que tenho te dou”.

Hoje oramos e pedimos a Deus que cure alguém ou faça determinado milagre. Eles tinham autoridade em si próprios para fazerem o que precisavam para serem credenciados como apóstolos do Senhor.


 

2ª. A Grande Comissão foi cumprida?

R - Sim e não. Aos olhos do Senhor não há nada que impeça sua volta. Dizer que ele ainda não veio porque o Evangelho não atingiu a todos os povos não é correto. Ele pode voltar a qualquer hora. Sob esse aspecto a Grande Comissão já foi cumprida. Tanto é que o texto diz que eles “tendo partido, pregaram em toda parte”.


 

3ª. Alguns objetam que Cristo os enviou ao "mundo" (kosmo) e eles foram apenas a "toda parte" (pantaxou). Entretanto, se observarmos esta parte do capítulo 16 de Marcos - por sinal, único - teremos de admitir, que a Grande Comissão (com suas prerrogativas foi dada a eles, que as prerrogativas eram "sinais" (portanto credenciadores da autoridade que tinham), e que eles desempenharam o que lhes foi ordenado.

-----


 

Finalmente se nos ativermos aos nomes, teremos:

1. Simão (ouvinte) Pedro (pedra) - Também chamado de Cefas (Pedra em Aramaico ≠ de Kephas: cabeça em grego) - Destacou-se nos primeiros capítulos de Atos: presidiu a escolha de Matias, fez o discurso do dia de Pentecostes, participou da cura do coxo da porta formosa, fez um segundo discurso no templo, foi preso, compareceu diante do sinédrio, foi açoitado, interrogou e condenou Ananias e Safira, foi novamente preso, foi libertado por um anjo, inspecionou o trabalho de Filipe em Samaria, imprecou contra Simão, curou Enéias em Lida, ressuscitou Dorcas, visitou Cornélio, presenciou a descida do Espírito Santo sobre a casa de Cornélio, defendeu-se perante os outros apóstolos do fato de ter ido à casa de Cornélio, foi novamente preso, foi novamente libertado por um anjo.

Recebeu Paulo em Jerusalém reconhecendo seu apostolado, foi repreendido publicamente por Paulo e escreveu 2 cartas.

Tradicionalmente foi morto entre 64 e 67 dC, durante o período em que Nero foi o César de Roma.

2. André (Varonil) - Irmão de Simão Pedro - Não há menção pessoal dele nas Escrituras depois do Pentecostes, e seu nome é mencionado pela última vez na lista dos que elegeram Matias.

Segundo a tradição chegou às ilhas britânicas. Foi morto em uma cruz com a forma de X.

3. Tiago (Jacó: enganador)(filho de Zebedeu) - Pescador, irmão de João (apelidado de Boanerges - filhos do trovão - por Jesus. Morto à espada por Herodes Agripa, logo nos primeiros anos da Igreja.

4. João (filho de Zebedeu) - Pescador filho de Zebedeu, irmão de Tiago, também apelidado por Jesus de Boanerges. Ficou encarregado de cuidar de Maria (a mãe do Senhor), foi companheiro de Pedro nos primeiros dias da Igreja. Participou da cura do coxo da porta formosa, foi preso, compareceu diante do sinédrio, foi açoitado, inspecionou o trabalho de Filipe em Samaria, recebeu Paulo em Jerusalém reconhecendo seu apostolado.

Foi objeto do boato de que não morreria antes da volta de Jesus e era conhecido como o discípulo a quem Jesus amava.

Foi exilado na Ilha de Patmos, onde escreveu o Apocalipse, Escreveu também 3 cartas e o Evangelho.

Tradicionalmente foi o único apóstolo a morrer de velhice.

5. Filipe (amigo de cavalos) - Não há menção pessoal dele nas Escrituras depois do Pentecostes, e seu nome é mencionado pela última vez na lista dos que elegeram Matias.

6. Bartolomeu (filho de Tolmai), também chamado de Natanael (dádiva de Deus) - Não há menção pessoal dele nas Escrituras depois do Pentecostes, e seu nome é mencionado pela última vez na lista dos que elegeram Matias. É conhecido como o único a quem Jesus elogiou: israelita em quem não há dolo.

7. Tomé (gêmeo em aramaico) também conhecido por Dídimo (gêmeo em Grego) - Não há menção pessoal dele nas Escrituras depois do Pentecostes, e seu nome é mencionado pela última vez na lista dos que elegeram Matias.

Passou a história como exemplo de desconfiado, descrente, incrédulo.

8. Mateus (dom de Deus), também chamado de Levi (filho de Lia e Jacó, um dos 12 patriarcas de Israel: o que deu origem a tribo de Levi de onde provinham os sacerdotes e, obviamente, os levitas) - Não há menção pessoal dele nas Escrituras depois do Pentecostes, e seu nome é mencionado pela última vez na lista dos que elegeram Matias.

9. Tiago (filho de Alfeu) - Não há menção pessoal dele nas Escrituras depois do Pentecostes, e seu nome é mencionado pela última vez na lista dos que elegeram Matias.

10. Tadeu, também chamado de Judas (filho de Lia e Jacó um do 12 patriarcas de Israel. O que deu origem a tribo de Judá. Judas ou judá era um nome muito comum. No NT há 6 pessoas com esse nome) - Seu pai era chamado Tiago e não há menção pessoal dele nas Escrituras depois do Pentecostes, e seu nome é mencionado pela última vez na lista dos que elegeram Matias.

11. Simão (Zelote) - Membro de um partido político ultranacionalista que não hesitava em usar armas contra os romanos. chamado em grego de Cananeu) - Não há menção pessoal dele nas Escrituras depois do Pentecostes, e seu nome é mencionado pela última vez na lista dos que elegeram Matias.

12. Judas Iscariotes - O traidor - Nascido em iscar (para alguns menção a sicar: punhais). Enforcou-se em um barranco e caiu partindo-se no mesmo dia que Jesus morreu.


 

V - Síntese final

De 12 Apóstolos sabemos com certeza o que ocorreu a 5:

1. Simão Pedro voltou seu ministério aos Judeus (Gl 2.7).

2. Tiago (filho de Zebedeu) foi morto nos primeiros anos da Igreja.

3. João dedicou-se às igrejas da Ásia escreveu o Apocalipse, 3 cartas e o Evangelho.

4. Mateus escreveu o Evangelho.

5. Judas (Iscariotes) matou-se.

Sobre os demais 7, não temos qualquer informação bíblica. Há muitas referências na tradição cristã, porém algumas são difíceis de serem estabelecidas como verdadeira.

Ficaram em Jerusalém? De Atos 8.1, sabemos que inicialmente sim. Porém quando Paulo faz sua visita registrada na carta que escreveu aos Gálatas diz só ter encontrado “Cefas e João” (Gl 2.9).

Sobre a última vez que Paulo vai à Jerusalém Lucas relata que ele foi recebido por Tiago (que não era Apóstolo) e parece que nenhum deles estava lá, especialmente, face aos tremendos acontecimentos que se sucedem após a visita de Paulo ao templo.

Marcos nos fornece a chave, no mesmo texto em que fala sobre a Grande Comissão: Mc 16:20 E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.


 

Dois assuntos ainda devem ser considerados dentro deste tema.

1° - Se houve apenas 12 Apóstolos, por que outros, além dos 12 já vistos, foram chamados assim também?

R. Nossa tradução mais usada (Edição Revista e Atualizada - 2ª Edição), repete a palavra “apóstolo(s)” 73 vezes. Com as seguintes exceções todos os demais textos referem-se aos que Jesus chamou “nos dias de sua carne” ou a Paulo, que foi chamado depois.

1. Atos 14:14 Porém, ouvindo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgando as suas vestes, saltaram para o meio da multidão, clamando:

2. Gálatas 1:19 e não vi outro dos apóstolos, senão Tiago, o irmão do Senhor

3. I Coríntios 11:5 Porque suponho em nada ter sido inferior a esses tais apóstolos.

4. II Coríntios 11:13 Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo.

5. II Coríntios 12:11 Tenho-me tornado insensato; a isto me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós; porquanto em nada fui inferior a esses tais apóstolos, ainda que nada sou.

6. Hebreus 3:1 Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus,

7. Apocalipse 2:2 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;

Os dois primeiros textos dão-nos a impressão de que Barnabé e Tiago, também eram apóstolo.

Entretanto essa palavra (apóstolo) tinha um sentido corriqueiro: enviado, emissário, etc. Distingue-se apenas pelo fato de que a pessoa que recebe esse encargo possui a autoridade de quem o envia.

Em lato sensu eu poderia dizer que enquanto estou dirigindo, posso perfeitamente ser chamado de motorista. Porém, aquele que exerce essa profissão é "motorista" mesmo que esteja andando a pé.

Do terceiro, quarto e quinto texto, deduzimos que muitos e apresentavam como apóstolos (no último Paulo menciona alguém que ele chama ironicamente de “super-apóstolo” ou “excelente apóstolo”).

Do sexto texto aprendemos que Jesus exerceu o ofício de Apóstolo do Pai.

É muito interessante examinar essa cadeia de autoridade: Cristo Jesus apóstolo do Pai, os doze, apóstolos de Cristo. Só então podemos entender o significado de passagens como:

a. Mateus 10:40 - Quem vos recebe a mim me recebe; e quem me recebe recebe aquele que me enviou.

b. João 13:20 - Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim me recebe; e quem me recebe recebe aquele que me enviou.

Finalmente do sétimo texto aprendemos que o Senhor conhece seus apóstolos e a Igreja não estará livre daqueles que se passam por apóstolos e não são.

2° - Quem substituiu Judas? Matias que foi eleito pela Assembléia, ou Paulo que foi chamado por Cristo.

Não é o caso de nos perdermos em argumentos, especialmente porque se dissermos que foi Matias, então teremos 13 Apóstolos ou chamaremos Paulo de mentiroso. Se dissermos que foi Paulo, no mínimo estaremos dizendo que a Igreja, e os 11 Apóstolos remanescentes, se precipitaram.

Porém, no meu entender, foi isso mesmo que aconteceu. Todos haviam sido chamados por Jesus. Eles deveriam ter esperado por alguém também chamado pelo Senhor. Parece que ficaram tão impressionados com o tamanho da tarefa que tinha pela frente, que rapidamente providenciaram a recomposição da equipe montada por Jesus.

Paulo reivindica ser o substituto de Judas em vários textos. Seus argumentos sempre se baseiam no fato de ter visto Cristo pessoalmente, ter aprendido diretamente com ele, ter recebido o chamado dele (e não de homem algum) e ter seu apostolado confirmado pelos sinais e prodígios.

Vale lembra que em quase todas as cartas escritas por Paulo, há uma auto-identificação como Apóstolo. Até nas cartas pessoais.

Romanos 1:1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

Romanos 11:13 Dirijo-me a vós outros, que sois gentios! Visto, pois, que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério,

1 Coríntios 1:1 Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes,

1 Coríntios 4:9 Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar...

1 Coríntios 9:1-2 Não sou eu, porventura, livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor? Acaso, não sois fruto do meu trabalho no Senhor? Se não sou apóstolo para outrem, certamente, o sou para vós outros; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor.

1 Coríntios 15:7-9 Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo. Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus.

2 Coríntios 1:1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos em toda a Acaia,

Gálatas 1:1 Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos,

Gálatas 1:17 nem subi a Jerusalém para os que já eram apóstolos antes de mim, mas parti para as regiões da Arábia e voltei, outra vez, para Damasco.

Efésios 1:1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus,

Colossenses 1:1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus, e o irmão Timóteo,

1 Timóteo 1:1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança,

1 Timóteo 2:7 Para isto fui designado pregador e apóstolo (afirmo a verdade, não minto), mestre dos gentios na fé e na verdade.

2 Timóteo 1:1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus,

2 Timóteo 1:11 para o qual eu fui designado pregador, apóstolo e mestre

Tito 1:1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade,


 

VI - Conclusão

Qual é a importância de se afirmar que houve apenas 12 apóstolos. É apenas questão de nomenclatura, de sistema de governo, ou de inveja por não possuirmos na IPB tal autoridade?

Absolutamente.

A razão de nos firmarmos em apenas 12 apóstolos é para manter a mesma Igreja fundada por Cristo.

Explico: A Igreja é edificada sobre a autoridade deles. Veja:

Efésios 2:20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;

Se houver outros apóstolos haverá outra Igreja. É simples assim.

A TOTALIDADE da revelação foi dada a eles no convívio com Jesus. Isso não se repete. O que aconteceu posteriormente foi o registro inspirado dessa Revelação recebida.

Efésios 3:5 o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito,

Se tivermos outros apóstolos haverá outra revelação e consequentemente outras doutrinas, outras Regras de Fé e de Prática.

Não brinquemos de Igreja. Somos chamados à varonilidade perfeita e devemos deixar de ser meninos.

Não inventemos coisas como se fossem de Deus. Não aumentemos suas palavras para não sermos achados mentirosos:

Pv 30.6 - 6 Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso.

 

9 comentários:

Unknown disse...

Olá Pastor! Gloria a Deus por sua vida! Você tem abençoado muitas pessoas com Este blog. Deus te Abençoe.

ANDRÉ disse...

Olá pastor,

Lí seu comentário sobre os apóstolos, mas tenho que discordar. A sucessão Judas/Matias só mostra que o apostolado deveria continuar. Depois veio Paulo e depois Barnabé (Atos 14:14. Creio que o objetivo era perpetuar os líderes mundiais da Igreja que a mantinha na unidade da fé (Efésios 4:11-14). Daí com a extinçãos deles surgiu a confusão que faz do cristianismo a religião mais dividida do mundo. Se houvessem apóstolos, certamente haveria a Igreja de Cristo primitiva e não uma outra. A ausência deles e que permitiu que houvessem milhares de outras igrejas hoje espalhado pelo mundo.

folton disse...

André;

Uma leitura mais meticulosa mostra que o termo "apóstolo" pode ser usado em latu ou stricto senso.

Em stricto senso, são apenas 12 (não gostaria de discutir se Judas ou Paulo), como os patriarcas do AT.

Em latu senso são todo os que foram enviados. Não só Barnabé, mas diversos outros.

E como aconteceu aos patriarcas do AT eles morreram. Hoje ninguém reivindica o título de patriarca (no sentido do AT), por que então o fazem com o título de Apóstolo?

ab
Fôlton

Amauri Dutra disse...

Pastor, admiro teus conhecimentos, mas quero que me diga o que diz a Bíblia no grego quando se refere a esta palavra apóstolo. Quero saber se há distinção entre elas.
Abs e graça e paz!

Amauri Dutra
Volta Redonda/RJ

folton disse...

Caro Amauri;

no Grego a palavra apostello tem sempre o sentido de 'envidado'. Mais ou menos como emissário com a força de 'embaixador'. É como se fosse um procurador que fosse mandado por alguém como plenos poderes para resolver uma questão.

O problema todo surge do fato de que no uso diário a língua grega também admitia o uso da mesma palavra para significar apenas alguém que foi enviado para fazer algo ou trazer alguma comunicação.

O primeiro é o stricto sensu (reservado aos Doze). O segundo é o lato sensu que a Bíblia usa para Tiago (o irmão de Jesus), Timóteo, etc.

Ab
Fôlton

Amauri Dutra disse...

Sendo assim, não é errado usar o termo apóstolo a alguém que desempenhe esta função, de executar algo a favor ou a mando de alguém.
Tanto "stricto sensu ou lato sensu" são termos em latim.
O grego é bem específico em sua linguagem, não sendo necessárioo uso do latim para definir sentido 'as suas palavras ou termos. Se no grego a palavra apóstolo se refere tanto aos doze quanto aos que depois vieram, é notório que os próprios "autores" (Espírito e discípulos) assim quiseram que fosse.
O que está lá é o que vale, e não o que "acrescentamos" para fazer valer nossa "interpretação" livre.
Que o Espírito Santo lhe conceda sabedoria!

Amauri

folton disse...

Caro Amauri;

Por favor conclua seu argumento.
ab
Fôlton

carlos antonio teologando disse...

se o apostolado acabou porque usamos as doutrinas de paulo e principalmente a benção apostolica de paulo.?

folton disse...

Pela mesma razão que usamos as doutrina que eles formularam!